terça-feira, 17 de outubro de 2017

5 truques infalíveis para escolher roupa de cerimónia (mesmo vestindo o XL)


Há várias semanas atrás publiquei a foto acima nas minhas redes sociais. Ora, fosse eu uma blogger de visão e tinha feito este post no inicio do verão quando as agendas estavam cheias de eventos como casamentos, batizados etc. É que se forem como eu, que tive este ano o baptizado de 6 crianças e ainda três casamentos, se calhar tinha dado jeito. Mas não,  eu achei que visto que já há mil e trezentos blogs a mostrar outfits, a mostrar tendências, a aconselhar modelitos e não precisam de mim para o fazer. E continuo a achar mas...

...Depois da foto acima ter sido das que mais furor fez nas minhas redes sociais quando a postei, depois de ter recebido mensagens e até telefonemas sobre este look em particular, pensei que talvez não fosse assim tão descabido falar disto. 

Então, peço desculpa pela demora mas acho que (AINDA) vale a pena falar sobre isto. Por isso compilei algumas dicas que a mim me ajudam a escolher roupa para casamentos, baptizados, ou outros eventos:


1.  Antes do casamento pergunto-me sempre, qual é o estilo da noiva. Não só no dia-a-dia mas também como ela se veste para ir a este tipo de eventos enquanto convidada. Acreditem ou não, isso diz-me exactamente qual o estilo que se vai adequar na perfeição ao casamento dela. Daí tento adaptar o meu próprio estilo ao dela. Pensem, a noiva é hippy, boho, arrumadinha, atinadinha, trendy, betinha, punk? Agora adaptem o vosso estilo a isso e não vão errar.

2.  Nunca visto preto ou branco integral - OK parece básico não é? Mas acreditem em quem teve muitos destes só este ano e há malta que acha por bem não seguir. Eu percebo, a tradição já não é o que era mas eu continuo a não gostar nem de ver, nem de usar. Ora para quem usa preto integral em 99% dos seus dias, convenhamos isto não é uma regra fácil de gerir. Primeiro porque geralmente significa comprar roupa de propósito para a ocasião e numa cor em que dificilmente vou aproveitar muito para outros dias. Então aposto em padrões e se tiver mesmo que usar preto (porque não quis comprar novo, não encontrei nada que gostasse etc.) escolho acessórios que literalmente BERREM em cor.

3.  As vezes podemos sair da nossa zona de conforto e ficar bem. Esta é uma lição que aprendi muito recentemente com a roupa da foto. Eu desde os 13 anos que não vestia uma peça de roupa nem tão clara, nem com tanta cor. Logo, apesar de a adorar, mal vesti, detestei ver-me. No entanto, ao meu redor, toda a gente parecia adorar. Eu estive até à manhã do casamento a ponderar não vestir e só decidi avançar depois de estar completamente maquilhada, penteada e com todos os acessórios. Para me sentir melhor usei um pequenino bolero preto com lantejoulas, que ajudou a ultrapassar o choque da cor. Ou seja, as vezes o look que nos vai ficar bem, às vezes, foge da nossa zona de conforto. Mas também é importante não deixar que a imposição de vestir algo com que não nos sentimos bem, estrague o nosso dia não nos deixando relaxar ou divertir-nos.

4.  As gordinhas também podem vestir-se bem. Para quem me pergunta onde arranjar vestidos de cerimónia bonitos, que fiquem bem a gordinhas giras, eu uso e volto a usar: Asos, Marks&Spencer, H&M, LaRedoute. Os dois primeiros podem ser mais puxadotes mas nos segundos encontram-se preços muito acessíveis. Não há desculpas! Outra boa opção é mandar fazer. Se andam a sonhar com um certo modelo e não o encontram em lado nenhum, na cor ou no tamanho certo, estou certa que encontram uma costureira que o pode fazer à vossa medida por um valor simpático - Eu tenho facilidade com a minha mãe e por isso recorro muito a isso.

5.  Em todos os saldos ou promoções que vejo (na LaRedoute por exemplo há promoções a toda a hora) se houver um vestido que me agrade, compro, mesmo sem ter "onde" ir com ele. Isso faz com que tenhamos sempre o que vestir caso algo apareça, evitando o stress que pode ser não encontra na altura nada que nos agrade (especialmente no caso dos tamanhos grandes).

Estes são os meus cinco truques infalíveis para estar sempre bem vestida, mesmo vestindo o XL.

E vocês? Truques para a troca?

OS LOOKS 



O look que escolhi para o baptizado de uma das minhas afilhadas, numa cerimónia religiosa seguida de almoço para a família e amigos.




Este é um daqueles que já andavam na minha cabeça há que tempos, o ano passado queria ir assim a um casamento mas não encontrava na cor que queria. Este ano, voltei a não encontrar, mas a vontade de usar continuava. Por isso pedi à minha mãe para me fazer, em preto e branco, tal como queria e ficou exactamente como eu tinha imaginado.
Não há nenhum igual, mas há tantoooos do género...



E finalmente o tal que vos fez suspirar e a mim sair completamente da minha zona (escura) de conforto. Ao contrario do que muitas pensaram é um macacão, é da Asos e apesar de carote, valeu o se peso em ouro pelas reações.

Sem comentários:

Enviar um comentário