sábado, 21 de dezembro de 2013

DIY: Centro de mesa de natal




1. Material necessário: esponja/espuma própria para arranjos; recipiente para o arranjo; ramos de pinheiro, ramos de bagas, vários enfeites de natal como velas, laços, bolas etc.; tesoura ou faca; alfinetes, pauzinhos de espetada e paus secos apanhados no bosque.



2. Deixe a espuma dentro do saco plástico porque tendem a largar muito pó. Depois colocar ambos dentro do vaso ou jarra que vão usar. Eu usei o que já tenho normalmente em cima da mesa.  




3. De forma a marcar o centro e ir trabalhando a partir daí, inclua primeiro as peças centrais do arranjo e em seguida coloque a ramagem em toda a volta, primeiro nos cantos e depois nas laterais, isto vai dar-lhe uma ideia do tamanho final que o centro de mesa terá.
Para colocar bolas de natal, retire o gancho que trazem para pendurar e espete-lhes meio pau de espetada, assim prende-as na espuma e garante que não saem a rebolar por aí.

4. De seguida coloque os restantes elementos que ficam em cima do arranjo, pois onde estes ficarem não será necessário colocar ramagem. No entanto depois disto será necessário complementar com as ramagem nos sítios em que a esponja fica visível. O meu arranjo tem duas frentes pelo que fica bonito tanto de frente como de trás. Para isso usei elementos que fiquem bem de todos os lados: velas, bolas e um laço virado para cada lado do arranjo. Mas também podem fazer arranjos só para a frente, ao alto etc. também dependendo do recipiente que usarem.


5. Uma dica: A melhor maneira de prender os laços de tecido é com alfinetes. Porém como são muito finos estes tendem a soltar-se facilmente da espuma com o peso dos laços. Por isso em vez de espetar os alfinetes directamente na espuma, experimente espetá-los num pauzinho pequeno e depois espetar este na espuma, verá que desta forma não cairão. 


6. Depois dos principais elementos de decor colocados é só ir preenchendo com os elementos verdes, bagas em destaque, pauzinhos para um ar rústico a preencher alguns "buracos" e a ramagem de pinheiro toda à volta e em cima. 


7. E cá está o resultado final!
Menos de uma hora de trabalho depois, e por menos de 5€, com alguma criatividade, a nossa mesa está muito mais bonita. 


Ps: E para os que me perguntam porque é que tiro sempre férias no natal, eis a explicação, para ter tempo de fazer estas coisinhas que adoro e que já vão sendo uma tradição cá em casa. 

Ps2: Num post como este não posso deixar de agradecer a minha mãe por ser a minha maior inspiração e por me ter criado tanto para ser guerreira como para ser princesa (ou fada do lar?). 

Sem comentários:

Enviar um comentário